Sistemas de detecção e supressão de incêndios em Cozinhas Industriais

“As estatísticas mais recentes evidenciam que cerca de 80% dos fogos urbanos têm início em cozinhas”

 

As cozinhas industriais são particularmente perigosas em termos de incêndio já que os três factores que constituem o fogo estão sempre presentes: combustível, calor e oxigénio. A sua protecção com meios automáticos de extinção é pois um acto natural.
 
A esmagadora maioria destes incêndios têm consequências graves nas áreas onde deflagram, impedido muitas vezes a rápida reabertura destes estabelecimentos.
 
O R-102TM é um sistema para Detecção e Supressão automática de incêndios nas hottes das cozinhas através de técnicas devidamente reconhecidas e homologadas. São projectados e instalados por técnicos devidamente treinados e de acordo comas Regras de Boa Engenharia e Códigos de Prática da NFPA – National Fire Protection Association – mais concretamente a Norma 17ª e a Norma 96 em conformidade com as Directivas Europeias 97/23/EC e a Directiva EMC 89/336/EEC e dispõe de aprovação dos Underwriter’s Laboratories (UL) com a norma UL 300 e da LPCB (Reino Unido).

Os sistemas ANSUL R-102 são actuados mecanicamente através de uma central instalada no interior da cozinha. Utilizam como agente de extinção o ANSULEXTM, um composto líquido à base de sais orgânicos e potássio, com pH neutro, que tem a propriedade de saponificar em contacto com a gordura quente. O ANSULEXTM exerce um forte efeito de arrefecimento sobre os combustíveis e partes metálicas dos equipamentos, asfixiando as chamas e impedindo assim a formação de vapores combustíveis, excluindo a possibilidade de qualquer tipo de reignição.
 

Voltar ao topo